domingo, 25 de abril de 2010

Adoção

Uma coisa que me preocupa é o número de animais abandonados na cidade.
É impressionate que mesmo com os animais assumindo a posição de membros das famílias as pessoas ainda sejam capazes de abandonar animais indefesos.
Me choca ver o número enorme de animais levados ao CCZ para ser sacrificados.
É necessário que criemos urgente uma espécie de liga ou sistema de troca de informação para que os animais que por algum motivo fútil sejam abandonados, sejam encaminhados a lares aconchegantes onde sejam amados e respeitados.

Orientações sobre o encaminhamento de adoções

* Faça uma entrevista cuidadosa com o candidato à adoção, preferencialmente indo ao local onde ficará o cão ou gato, a fim de verificar se o mesmo tem condições de tutelar o animal. E também para evitar que cães e gatos sejam vítimas de crueldades, sendo adotados para rinhas, procriação, venda, rituais etc.

* Tenha cuidado especial com pedidos para filhotes de gato todo preto (usado em rituais, especialmente os não-castrados, infelismente uma triste realidade), e qualquer animal de raça não-castrado, para que não seja usado para procriação.

* Se o adotante declarar que deseja animal não castrado, busque conscientizá-lo sobre a importância da esterilização. A ação educativa é tão essencial quanto a de castração. E jamais doe um animal não castrado para o candidato.

* Caso o candidato declare estar adotando devido à morte de outro animal, informe-se sobre o motivo do óbito, prevenindo futuras contaminações por doenças como cinomose e parvovirose.
(Converse com o candidato sobre o período de luto, pois um novo animal não irá substituir o que se foi, será outro animal, com outras características físicas,pscicológias e sentimentais.)

* É bastante comum o pedido de animais de raça, por falta de consciência e sensibilização dos adotantes para o valor intrínseco dos animais. E isso só mudará pelo trabalho educacional. Portanto, considerem estes pedidos no mínimo como uma boa oportunidade para a conscientização. Muitos são bons adotantes. Inclusive, vários tem sido os casos em que, após uma boa conversa, o candidato resolve adotar um SRD.

*Por fim lembre sempre o candidato que o cão não é um bebê, ele não substitui filhos nem deve ser tratado como tal. Essa humanização dos pet's pode até ser muito bonitinha, mas faz muito mau ao animal pois confere espectativas que podem ser frustradas, levando ao posterior abandono.

Um comentário:

  1. Rirmã, segue meu blog!!!

    Cronicário
    http://cronicario-cna.blogspot.com/

    Bjs!

    ResponderExcluir