segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Alimentação na Velice

Este fim de semana me bateu uma saudade da minha amiga querida, a Paloma, quem conheceu sabe que ela era um doce e encantava mesmo aos 17 anos.

A Paloma era uma vira-lata das mais altas grifes, infelizmente cometi muitos erros na alimentação dela e tenho conciêcia que isto interferiu muito na sua qualidade de vida durante a velice.
Por isso resolvi escrever um pouquinho do que estudei nestes quase três anos de sua ausência.

Alimentação na Velice:
Segundo a Dra.Irna Murano, especialista em nutriçao animal da UFRS a alimentação de cães idosos com produtos para cães adultos ou mesmo para filhotes é totalmente desaconselhada.
Todos os cães, a partir dos 5 anos de idade, deve ser alimentado com alimentos específicos para cães idosos, do tipo Sênior ou Mature.A alimentação inadequada de cães com idade acima de 7 anos pode levá-los a uma velhice problemática.
Como conseqüência desta prática geralmente ocorrem: obesidade, muito comum de observarmos nas clínicas veterinárias, problemas renais, diabetes, artrites ,que também são comuns de observar e que ocorrem devido a sobrecarga das articulações devido ao peso excessivo, além de catarata, cânceres, miomas, que também são muito freqüentes entre cães idosos.

Alguns ingredientes podemos buscar para melhorar a qualidade de vida de nossos cães velinhos, entre eles estão:

1-Alimentos com pouca gordura, como: carnes magras, peito de frango, filé de peixes e víceras) , e também alimentos com pouca energia evitando os pães e biscoitos que contenham muitos carbohidratos. Isso evita ou reverte a obseidade;

2-Teor de proteína e L-Carnitina moderados para auxiliar na manutenção da massa muscular preservando a saúde do sistema renal.
A L-Carnitina é uma substância que desempenha um papel importante no metabolismo da gordura, transportando os ácidos graxos de cadeia longa, para a mitocôndria, contribuindo assim para a combustão da gordura.
Carnitina é produzida pelo organismo animal em pequenas quantidades. Ela pode ser armazenada pelo organismo através do tecido muscular. Sendo que a fonte mais rica em carnitina é a carne (especialmente a carne de carneiro).

3-Baixa quantidade de fósforo e baixa quantidade de sódio (sal) para ajudar a manter o sistema renal saudável, pois as doenças renais são comuns tanto em cães quanto em gatos quando a idade avança;

4-Formato fácil de mastigar e agentes anti-tártaro (nesta fase, problemas orais são muito comuns);

5- Alta concentração de substâncias antioxidantes presentes nas frutas, verduras , legumes e sereais, e que ajudam a prevenir ou a retardar o desenvolvimento de doenças degenerativas, tais como: catarata, câncer, artrite, entre outros;

6-Ômega 3 e 6 presentes na farinha de Linhaça, na proporção de 5-10:1, para a saúde dos pêlos e da pele;

7- Probióticos como: iogurtes naturais .Prebióticos como: alimentos de origem vegetal, tais como cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo e mel .E também minerais orgânicos para ajudar a elevar a resistência a doenças;

8- Condroitina e Glucosamina que são suplementos e ajudam a promover a saúde articular.

Por fim não podemos esquecer de levar nossos amiguinhos para fazer um check up semestral no veterinário e nem esquecer da limpeza de tártaro regular.

Não esqueça que seu amigo é um cão e não uma criança, dê a ele comida de cão, nas quantidades certas e nos horários certos.


3 comentários:

  1. A palominha era mesmo um belo animal em todos os sentidos.
    Só a conheci quando ela já era velinha e quase não latia ou se mexia...mas piscava seus olhinhos docemente e abanava seu rabão quando nos via em sinal de "oi"!!!
    Temos mesmo que nos preocupar e sermos mais respeitadores e dedicados aos nossos cães, começando pela boa alimentação, que não só os satisfaça (aquelas caras pidonas) mas os traga saúde...eles merecem e conseguem assim ser bom velinhos e nos acompanham por mais tempo de vida!

    ResponderExcluir
  2. Cynthia tu esqueceu de postar o teu comentário...tudo bem.

    AH Mel, as carinhas pidonas de gatinhos do Shereck é que acaba com nossos corações...Eles ganham qualquer coisa.

    ResponderExcluir