sábado, 27 de fevereiro de 2010

Tipos de Ração


Olá amigos!

Passado o carnaval voltamos a vida real.

BEM VINDOS!

Quem nunca chegou em uma Petshop e ficou em dúvida ao se deparar com a enorme variedade de tipos e marcas de rações.
Tendo em vista a quantidade marcas comerciais de ração no mercado, resolvi colocar aqui as característcas de alguns tipos de rações para ajudar vocês a escolher melhor a comidinha para seus amiguinhos caninos.
Frequentimente cometemos o engano de acreditar que as rações mais caras são as melhores, mas nem sempre isso é verdade, inclusive dependendo do animal devemos ter cuidado, pois algumas rações podem causar problemas renais, digestivos e não é raro encontrarmos cãe e gatos obesos devido ao fornecimento de rações inadequadas.

A Nutricionista Veterinária Irna Murano diz que as necessidades nutricionais e as particularidades de qualquer animal variam durante as diversas fases de sua vida, e são influenciadas diretamente por fatores como espécie, idade, raça, o ambiente onde vive (frio, agradável ou quente), o nível de atividade física que pratica (sedentário, com atividade mediana ou atlética), estado de saúde, se está gestando ou lactando, se está magro ou com sobrepeso, etc.

Atualmente o mercado brasileiro possui produtos indicados para cada um destes casos. Para uma escolha acertada na hora da compra, basta que o dono leve em consideração tudo o que sabe sobre seu animal.

A capacidade do animal de digestão e absorção dos nutrientes, vai depender da digestibilidade e da biodisponibilidade dos nutrientes presentes na ração oferecida. Neste sentido, a indústria de rações classifica-as como:
  • Premium (com mais de 75% de digestibilidade)
  • Super Premium (mais de 80% de digestibilidade)
Estas são as opções mais seguras e nutritivas presentes no mercado. No entanto, há também as particulariedades, como as fases de vida dos animais ( Crescimento -0 a 30 dias, Pós-desmame - aproximadamente 60 dias, Filhotes- mais de 90 dias aproximadamente, Adultos - lista no fim do artigo, Gestantes e Idosos- apartir dos 7 anos).

Existe no mercado rações específicas para cada fase da vida animal e é muito interessante que fiquemos atentos a essas fases pois elas passam rápido nos cães e gatos, precisamos tomar o cuidado de não oferecer ração específica a uma fase para um animal de uma fase superior ou inferior. Por exemplo, não oferecer ração de filhote para cães adultos, nem para cães idosos, pois as necessidades nutricionais são diferentes.

Sabendo destes dois fatores e agora podemos escolher melhor a comidinha de nossos "totós".
Ração Preminum tem uma digestibilidade menor então fornece uma quantidade de nutrientes que ficam no organismo por mais tempo, o que facilita o ganho de peso, é ideal para cães que possuem bastante atividade físca, como os filhotes, gestantes e cães esportistas.
Já as rações Super Premium, tem alta digestibilidade e por conseguinte permanecem menos tempo no organismo, desta forma são excelentes para animais obesos, idosos ou que morram em apartamentos e não se exercitam muito.

¡Buen apetito

Lista de Idade nas várias Fases pelo tamanho das Raças.
Raças pequenas e mini - a partir dos 9 meses de idade;
- Raças médias - a partir dos 12 meses de idade;
- Raças grandes - a partir dos 18 meses de idade;
- Raças gigantes - a partir dos 24 meses de idade

Nenhum comentário:

Postar um comentário