domingo, 14 de março de 2010

Cuidados na Vacinção

Olha esse Fofucho é o cãozinho do Bruno, ele é muito estiloso...amei essa foto dele.
Pessoal nunca mais postei nada porque estou fazendo 2 cursos e ai fiquei sem tempo.
Hoje vou colocar aqui uma sugestão de tabela de vacinação, pra que a gente cuide direitinho dos peludinhos, ela vale pra cães e gatos.

TABELA DE VACINAÇÃO
  • animais de 7 à 8 semanas ------1ª dose vac. multivalente
  • animais de 11 à 12 semanas ----2ª dose vac. multivalente
  • animais de 15 à 16 semanas ----3ªdose vac. multivalente.
  • Anti-rábica
  • *animais de 19-20 semanas-----4ªdose vac. Mutivalente
As vacinas multivalentes possuem os antígenos para as seguintes doenças: Cinomose + adenovírus tipo 2 (hepatite e laringotraqueíte) + parvovírus + coronavírus + parainfluenza + leptospirose (dois tipos – duas cepas). Essa vacina é a famosa octupla, muito comum de ser encontrada na maioria dos pets.
É importante tomar cuidado somente com uma coisa, o Parvovírus é um vírus muito ativo e que possui uma capacidade grande de mutação, isso torna ele difícil de ser combatido, deta forma quando forem vacinar os peludinhos tomem o cuidado de saber se a cepa da vacina oferecida a vocês está atualizada, sempre vacinem os animais com cepas novas de parvovírus, para garantir a proteção imunológica.
Outro cuidado importante na Vacinação é a vacina anti-rábica que é oferecida anualmente pelo governo, ela é de boa qualidade, porém a campanha de vacinação leva a uma aglomeração muito grande de animais, isso pode fazer com que animais doentes transmitam suas doenças para animais sadios. É necessário muito cuidado, leve seu animal em um horário com pouca aglomeração,não deixe ele cheirar a urina ou fezes de outros animais, leve água pra ele e não fique no local de vacinação por muito tempo.
A vacina para leptospirose deve ser feita 2x por ano, uma em conjunto com a multivalente e a outra 6 meses depois com a vacina específica para Leptospirose. Somente assim é possível manter a carga antigênica.
ATENÇÃO!*Tomem cuidado se seus animais forem das raças Doberman e Rotweillers, pois esses animais necessitam tomar a 4ª dose da multivalente, pois a imunidade materna destas duas raças cai um pouco antes das demais.
NUNCA ESQUEÇÃO O REFORÇO ANUAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário